Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 38 nº 1 - Jan. / Fev.  of 2005

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 16 to 16



Análise dos custos de funcionamento dos serviços de mamografia localizados nas capitais dos estados do Brasil

PDF Português      

Texto em Português English Text

A análise dos resultados revelou que a concordância entre as medidas cefalométricas referentes ao espaço aéreo e o diagnóstico endoscópico foi perfeita para a variável ENP-ad2 e regular para as variáveis ENP-ad1 e ENP-ad1-ad2-ENP. A distância linear ENP-ad2, portanto, fornece uma informação mais precisa sobre o espaço aéreo livre nasofaríngeo visualizado sobre a radiografia cefalométrica de perfil.

 

Aspectos tomográficos da talcose pulmonar

 

Autora: Melissa Vieira Koch
Orientador: Edson Marchiori

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2004

 

A talcose pulmonar é uma pneumoconiose causada pela inalação ou injeção endovenosa de silicato ácido de magnésio. A doença possui quatro formas de apresentação, três delas pela aspiração das partículas de talco, em sua forma pura, associado a partículas de sílica ou a fibras de asbesto. A última forma ocorre em pacientes usuários de drogas endovenosas.

Neste trabalho são analisados os aspectos tomográficos encontrados em seis pacientes com talcose pulmonar, realizando-se um estudo comparativo com a literatura médica.

Os achados mais freqüentemente encontrados na tomografia computadorizada do tórax foram as massas conglomeradas com áreas de maior densidade no interior, que representam as partículas de talco, enfisema, bandas parenquimatosas e/ou espessamento dos septos interlobulares e espessamento pleural, encontrados em 83,3% dos pacientes. Observaram-se ainda, porém com menor intensidade, áreas esparsas de vidro fosco, pequenos nódulos e faveolamento.

A tomografia computadorizada de alta resolução permitiu avaliar o comprometimento pulmonar desta pneumoconiose, mostrando ser indispensável para o diagnóstico e caracterização da doença.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554