Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 39 nº 5 - Set. / Out.  of 2006

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 360 to 360



PDF Português      

Texto em Português English Text

Nódulos foram os achados mais comuns, sendo vistos em 84% (27/32) dos pacientes com aspergilose e em 95% (21/22) dos pacientes com candidíase (p > 0,3, teste exato de Fisher). Nódulos centrolobulares foram mais comuns na aspergilose (26/27; 96%) do que na candidíase (11/21; 52%) (p < 0,001) e nódulos randômicos foram mais comuns na candidíase (10/21; 48%) do que na aspergilose (1/27; 4%) (p < 0,001).

Presença do sinal do halo, escavação e opacidades em vidro fosco foi similar nos dois grupos de doença. Aspergilose e candidíase pulmonar em imunocomprometidos se apresentam com achados de TCAR semelhantes. Nódulos centrolobulares e consolidação são mais comuns na aspergilose e nódulos randômicos na candidíase. Presença de sinal do halo e escavação não são úteis no diagnóstico diferencial.

 

Tomografia computadorizada de alta resolução na avaliação de pacientes com sarcoma de Kaposi pulmonar e síndrome da imunodeficiência adquirida

 

 

Autor: Fernando Antônio Palma da Silva Filho.
Orientador: Edson Marchiori.
Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

O sarcoma de Kaposi é a neoplasia mais freqüente nos pacientes com a síndrome da imunodeficiência adquirida, evoluindo na maioria dos casos de forma agressiva, inclusive com disseminação pulmonar.

Neste trabalho, foram estudadas nove tomografias computadorizadas de alta resolução do tórax de pacientes com diagnóstico de sarcoma de Kaposi pulmonar e síndrome da imunodeficiência adquirida.

As principais alterações tomográficas foram o espessamento do interstício axial, ao longo das bainhas peribroncovasculares, os nódulos de margens irregulares e o espessamento dos septos interlobulares, evidenciados, respectivamente, em 100%, 55,5% e 55,5% dos casos. A presença de derrame pleural foi detectada em 55,5% dos pacientes, e em todos os casos estava acompanhado de doença parenquimatosa, sendo geralmente bilateral e de pequeno volume. Foi encontrado, em um paciente (11,1%), o padrão de "pavimentação em mosaico", caracterizado por áreas de atenuação em vidro fosco superpostas a espessamento dos septos interlobulares e intralobulares. Outros achados menos freqüentes foram a presença de áreas de atenuação em vidro fosco, consolidações, nódulos centrolobulares e do espaço aéreo, e estreitamento irregular da luz de brônquios.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554