Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 39 nº 5 - Set. / Out.  of 2006

CARTA AO EDITOR
Print 

Page(s) IX to IX



PDF Português      

Texto em Português English Text

Para consideração da avaliação da CAPES, pelo menos na área de Medicina II, na qual a Radiologia está incluída, só são consideradas revista Qualis A ou B nacional, ou internacionais. Programas com publicações internacionais têm maior conceito, podendo chegar ao 7, pois existem critérios definidos para isso. Por exemplo, para um programa de pós-graduação obter o conceito 5, além de outros critérios técnicos e educacionais, 80% dos professores devem ter pelo menos três artigos publicados no triênio, sendo pelo menos um em periódico indexado no ISI e os outros dois em A nacional ou internacional C. E quem publica sabe da dificuldade de se publicar em revistas internacionais, começando pela barreira do idioma, quase sempre o inglês, que em sua norma culta não é tão simples.

Na minha opinião, e por isso estou redigindo este texto de opinião, a grande meta que a RB tem que alcançar é a indexação no ISI, pois qualquer revista ali indexada é Qualis A ou B internacional. Este sim será o grande pulo a ser dado e que colocará os programas de pós-graduação em Radiologia nos níveis mais altos. Nossos artigos terão peso maior e, com a medida tomada pela RB de traduzir integralmente a versão on-line para o inglês (já disponível desde o segundo fascículo deste ano), e agora com o sistema de submissão on-line, creio que passaremos a ter até fluxo internacional de artigos para nossa revista. Desde que esteja no JCR-ISI.

Certamente a indexação no PubMed/Index Medicus dará visibilidade aos artigos e aos autores brasileiros, por ser o maior meio de divulgação da arte médica, mas para a CAPES e seus critérios de avaliação, isso não importa. A RB, onde publicamos a maioria dos nossos trabalhos, indexada no PubMed ou na SciELO, terá o mesmo peso na hora da avaliação trienal que está por terminar (triênio 2004-2006). O que importa é o Qualis por ela definido. Na nossa área, Medicina II, o peso maior é dos artigos publicados em revista indexadas no JCR-ISI.

Um programa de pós-graduação de conceito 6 deve ter, entre outras exigências, 80% dos professores com pelo menos quatro artigos em periódicos Qualis A ou B internacional, sendo pelo menos um Qualis A. Creio ser essa a meta de momento dos nossos três programas de pós-graduação em Radiologia.

É preciso incentivar os autores de artigos nacionais a buscarem a inserção de referências das nossas revistas. E aqueles que publicam em revistas internacionais devem também inserir nossas referências para que, quando formos indexados no JCR-ISI, entremos com o pé direito e com fator de impacto elevado. E isso não é difícil. Muitos dos nossos especialistas já conseguem publicar em revistas internacionais com relativa facilidade. Esses devem abrir a porteira. Imagino que, se uma revista começa a ser citada com freqüência nos artigos listados nos indexadores internacionais, deve ser mais fácil conseguir entrar nesse mesmo indexador.

Portanto, autores brasileiros, citemo-nos. Não custará tanto tempo checar a RB, seus últimos cinco anos estão integralmente disponíveis online, na SciELO, e referir artigos correlatos ao tema.

Vamos juntar forças e fazer da nossa RB a mais importante, a mais citada revista médica da SciELO. Só depende de nós.

 

Prezado Dr. Gilberto Luiz Carvalho Ferraz,

Considero adequadas as sugestões a respeito do trabalho "Biópsia pulmonar percutânea guiada por tomografia computadorizada: dados de um hospital", publicado no número anterior desta revista [Radiol Bras 2006;39(4): 277-282].

Acredito que houve erro no cálculo final das porcentagens dos achados histopatológicos, devendo ser modificadas para: malignas, 76,19%; benignas, 8,33%; inespecíficas/inconclusivas, 15,48%. Também concordo que o número total de neoplasias malignas deveria ter sido citado na página 279, segundo parágrafo, o qual é de 128.

Grato pelas sugestões e colaboração, as quais valorizam o nosso trabalho e possibilitam novas reflexões.

 

Atenciosamente,
Dr. Olger de Souza Tornin
Autor


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554