Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 39 nº 3 - Maio / Jun.  of 2006

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 240 to 240



PDF Português      

Texto em Português English Text

Quando comparadas as pontuações atribuídas aos critérios pelos dois grupos de avaliadores, verificou-se que houve diferenças estatisticamente significativas entre eles, sendo as médias da avaliação do grupo de especialistas em radiologia superiores às médias da avaliação do grupo de estudantes. O mesmo aconteceu quando comparadas as pontuações atribuídas aos critérios pelos especialistas para as radiografias de dois serviços distintos. Verificou-se que houve diferenças estatisticamente significativas entre eles, sendo as médias da avaliação para o serviço A maiores do que para o serviço B. Ainda com o uso da avaliação dos especialistas em radiologia, verificou-se que há uma forte associação entre os critérios de qualidade estabelecidos neste trabalho e a aceitação da radiografia como tendo qualidade para o diagnóstico. Também foram avaliados 25 tipos de erros encontrados nas 100 radiografias panorâmicas. Os erros mais encontrados foram: coluna vertebral sobrepondo os dentes anteriores em 61% das radiografias e imagem fantasma do palato na radiografia em 60% das radiografias.

Finalmente, foi confeccionado um álbum com as imagens digitalizadas utilizadas neste trabalho e os conceitos finais (bom, regular ou ruim) dados a todos os critérios em todas as radiografias.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554