As alterações mais freqüentes foram massas e nódulos (58,3%), consolidações (50%), atenuação em vidro fosco (41,6%), escavação (41,6%), sinal do halo (25%), consolidações peribroncovasculares (16,6%), reação pleural (16,6%), espessamento de septos interlobulares (8,3%) e espessamento de paredes brônquicas (8,3%).
De maneira geral, as alterações radiológicas na GW costumam ser inespecíficas e variadas. Entretanto, a tomografia computadorizada, especialmente a tomografia computadorizada de alta resolução, é o melhor método para estimar o comprometimento pulmonar na GW, sendo também bastante útil na avaliação da atividade da doença quando correlacionada com os dados clínicos e a broncoscopia.
Avaliação da função cardíaca por ressonância magnética com seqüências em equilíbrio estável segmentadas × tempo real
Autor: Leonardo Bernardo Bezerra.
Orientadores: Edson Marchiori, Paulo V. Pontes.
Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2005.
A ressonância magnética cardíaca é, atualmente, o teste padrão para a avaliação da função ventricular, mas a presença de arritmias cardíacas complexas dificulta sua implementação clínica. Este trabalho visa comparar os índices de função sistólica ventricular obtidos entre as seqüências de cine-RM em equilíbrio estável, em tempo real e acoplada ao eletrocardiograma, em pacientes com ritmo regular ou não.
Foram analisados a fração de ejeção e os volumes diastólico (VDf) e sistólico (VSf) finais, em 31 pacientes, 11 com ritmo cardíaco irregular e 20 com ritmo cardíaco sinusal regular, utilizando-se seqüências do curto eixo cardíaco em equilíbrio estável, segmentadas e acopladas ao eletrocardiograma e em tempo real. O tratamento estatístico foi feito através da correlação r das variáveis, do teste t de Student, e pela concordância de Bland-Altman atualizada pelo EP9-A, com nível de significância de 1%.
As aquisições em tempo real demonstraram borramento dos contornos endocárdicos, mas ambas as seqüências tiveram forte correlação positiva entre os valores obtidos. A fração de ejeção, o VDf e o VSf mostraram valor r = 0,94, 0,93 e 0,98, respectivamente. A análise dos 11 pacientes com ritmo irregular não demonstrou diferença estatisticamente significativa, todavia, a diferença média entre o VDf nestes pacientes apresentou um aumento de 7 ml.
Neste trabalho concluiu-se que seqüências em tempo real podem ser usadas com segurança para a análise da função cardíaca, independentemente do ritmo cardíaco dos pacientes.