Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 39 nº 1 - Jan. / Fev.  of 2006

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 68 to 68



Avaliação por tomografia computadorizada de alta resolução da pneumonia pelo citomegalovírus pós-transplante de medula óssea

Autho(rs): Emerson Leandro Gasparetto

PDF Português      

Texto em Português English Text

Treze pacientes eram masculinos e nove femininos, com idade variando entre 6 e 56 anos (média de 30 anos). O transplante de medula óssea foi realizado devido a vários tipos de leucemia (n = 12), anemia aplástica grave (n = 5), anemia de Fanconi (n = 3) e síndrome mielodisplásica (n = 2). Todos os pacientes apresentavam alterações nas TCAR. Os achados predominantes foram opacidades em vidro fosco (n = 15; 68,18%), pequenos nódulos centrolobulares (n = 11; 50%), consolidações (n = 7; 31,81%) e bandas parenquimatosas (n = 4; 18,18%). As alterações distribuíram-se no centro e na periferia dos pulmões em 13 pacientes e somente na periferia em 9 casos. Houve predomínio de lesões nos terços inferior (n = 18) e médio (n = 17) dos pulmões. As alterações eram bilaterais em 16 pacientes e unilaterais em seis casos.
Concluindo, os achados de TCAR mais comuns em pacientes com pneumonia pelo citomegalovírus pós-transplante de medula óssea consistem em opacidades em vidro fosco, pequenos nódulos centrolobulares e áreas de consolidação, distribuídos bilateralmente nas regiões centrais e periféricas dos pulmões.

 

Aspergilose pulmonar angioinvasiva em pacientes com leucemia aguda: aspectos tomográficos

 

 

Autora: Renata Ildefonso Carneiro Leão.
Orientador: Edson Marchiori.
Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2005.

Aspergilose pulmonar angioinvasiva representa uma infecção oportunista comum e potencialmente letal em pacientes imunocomprometidos, especialmente na leucemia aguda. O objetivo deste trabalho foi avaliar os principais achados na tomografia computadorizada de pacientes com leucemia aguda complicada com aspergilose angioinvasiva.
Foram estudados, retrospectivamente, 19 pacientes, 12 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, com idade média de 36 anos. Os exames foram analisados por dois radiologistas, de forma independente, sendo as decisões finais tomadas em consenso.
Os principais achados analisados foram as presenças de consolidações, nódulos e massas, com ou sem sinal de halo, escavação e sinal do crescente aéreo. Áreas de consolidação foram o achado mais comum, ocorrendo em 12 dos 19 casos. Na maioria delas foi observado o sinal do halo, enquanto escavação foi encontrada em 5 dos 12 casos, sendo um deles com sinal do crescente aéreo. Nódulos e massas ocorreram, respectivamente, em seis e quatro casos, a maioria com sinal do halo. Escavação foi encontrada em apenas um caso de massa. Outros achados observados foram o padrão de pavimentação em mosaico (dois casos), áreas de vidro fosco esparsas (três casos) e envolvimento pleural (sete casos), sob a forma de derrame ou espessamento.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554