Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 40 nº 5 - Set. / Out.  of 2007

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 354 to 354



Recidiva local de carcinomas epidermóides da boca e orofaringe: estudo de variáveis anatomopatológicas e de marcadores biológicos associados ao prognóstico em pacientes submetidos a cirurgia de resgate

Autho(rs): Ivan Marcelo Gonçalves Agra

PDF Português      

Texto em Português English Text


RESULTADOS: O intervalo livre de doença variou de 0,89 a 140,9 meses, com mediana de 6,87 meses. As recidivas foram diagnosticadas em intervalo de tempo inferior a um ano em 69 pacientes (62,2%) e após um ano em 42 (37,8%). Os pacientes com intervalo livre de doença inferior a um ano apresentaram pior resultado de sobrevida (p = 0,01). O estádio clínico da recorrência (rEC) foi I ou II em 31 casos (27,9%) e III ou IV em 80 (72,1%). Pacientes com doença em estádio clínico mais avançado (rEC III ou IV) apresentaram piores taxas de sobrevida específica por câncer (p = 0,04). Hiperexpressão do EGFR foi associada a pior resultado do tratamento. Os casos com EGFR positivo obtiveram sobrevida específica por câncer em três anos de 27,2%, enquanto pacientes com EGFR negativo alcançaram 64,3% de sobrevida em três anos (p = 0,001). A expressão das proteínas MMP-2, MMP-9 e VEGF não se mostrou significativa para o prognóstico (p = 0,83, p = 0,15 e p = 0,86, respectivamente). Na análise multivariada, apenas o intervalo livre de doença e a expressão do EGFR foram associadas a maior risco de morte.
CONCLUSÕES: Recidivas locais de carcinomas epidermóides de boca e orofaringe são associadas a mau prognóstico. Intervalo livre de doença superior a um ano e ausência de expressão do EGFR foram os principais fatores associados a melhores resultados de sobrevida específica por câncer em pacientes submetidos a cirurgia de resgate.

 

Preparo e avaliação de novos complexos catiônicos de [99mTc]tecnécio para detecção de células tumorais

 

 

Autor: Fábio Navarro Marques.
Orientador: Roger Chammas.
Tese de Doutorado. São Paulo: FMUSP, 2007.

Complexos de [99mTc]tecnécio são espécies químicas que contêm isótopos radioativos e são utilizados, como compostos radiofarmacêuticos, para o diagnóstico, o estadiamento e a avaliação constante dos efeitos das condutas terapêuticas no tratamento de neoplasias.

Neste trabalho foram preparados sete complexos de [99mTc]tecnécio com ligantes contendo molécula de glicose conjugada e foi avaliada a biodistribuição desses complexos em modelo animal, apresentando tumores originários de células de melanoma murino B16F10. Foi utilizada a biodistribuição da [18F]FDG como padrão ouro.

Todos os complexos foram obtidos com pureza radioquímica superior a 95%, e a concentração deles no tumor foi inferior a 2% da dose/g de tecido, contra um valor médio de 14,5% para a [18F]FDG nos tempos de 60, 120 e 240 minutos após a administração do material. Desta série e apesar da baixa captação, o complexo [(dioxo)bis(2,3-diaminopropil-b-D-glucopiranosideo]tecnécio(V) dever ser avaliado em outras linhas tumorais, pois apresentou a melhor relação entre a atividade no tumor com relação ao sangue, e por apresentar baixa captação hepática e gastrintestinal, e boa eliminação renal. Também foram preparados três novos complexos de [99mTc]tecnécio, catiônicos e lipofílicos, baseados em ligantes N-metoxiariletilenodiamina e em cultura de células B16F10. Foi avaliada a propriedade dessas moléculas de serem captadas por células tumorais e interagirem com proteínas associadas à resistência a múltiplas drogas, tendo sido utilizado o [[99mTc](MIBI)6]+ como padrão ouro. Todos os complexos foram obtidos com pureza radioquímica superior a 95%, com estabilidade de marcação adequada por um período de seis horas. Foi confirmada a carga positiva dos complexos, utilizando eletroforese e cromatografia de troca iônica, e foi determinado o coeficiente de partição dos novos complexos para comparação do valor obtido para o [[99mTc](MIBI)6]+. O ensaio em cultura de células foi realizado na ausência e na presença de Verapamil, na concentração final de 50 mM. Dois complexos, o {(dioxo)bis[N,N'-(4-metoxi)benzil]-1,2-diaminoetano}tecnécio(V) e o {(dioxo)bis[N,N'-(3,4-dimetoxi)benzil]-1,2-diaminoetano}tecnécio(V) apresentaram captação celular na presença de Verapamil, com cinética e concentração semelhantes à obtida para o [[99mTc](MIBI)6]+. Isto torna essas duas moléculas candidatas a marcadores para expressão da atividade de glicoproteína-P em células tumorais.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554