RESUMO DE TESE
|
|
|
|
Autho(rs): Melissa Vieira Koch e Castro |
|
A comparação dos resultados evidenciou que os médicos avaliados apresentaram conhecimento insuficiente em relação ao diagnóstico precoce por imagem do câncer de mama, sem melhora significativa no aprendizado, assinalando que o curso de capacitação de profissionais médicos, com ênfase em aulas te ricas, não mostra aumento significativo na qualidade da interpretação mamográfica, destacando-se a persistência do erro na descrição morfológica das lesões fundamentais da mama, do erro na classificação pelo sistema BI-RADS de padronização das lesões mamárias e na falta de coerência entre a classificação BI-RADS adotada e a recomendação de conduta.
Educação a distância mediada pela internet: "Linfonodo sentinela, prevenção, diagnóstico precoce e biópsia ? nova técnica de abordagem do câncer de mama"
Autora: Santuzza Kelmer Silveira. Há muito tempo vem sendo considerada a educação continuada a distância, na qual a internet pode ser uma ferramenta bastante interessante. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de um curso de atualização médica a distância utilizando a tecnologia da internet. Foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem denominado Moodle, que permitiu a interação entre os participantes. Foram observados as dificuldades e os fatores de sucesso para o desenvolvimento e implementação do curso de atualização denominado "Linfonodo sentinela, prevenção, diagnóstico precoce e biópsia ? nova técnica para a abordagem do câncer de mama". O curso ofereceu uma atualização na abordagem do câncer de mama e da técnica da biópsia do linfonodo sentinela. Teve a duração de 12 semanas, com nove participantes, todos médicos ginecologistas, com pelo menos oito anos de experiência profissional. O curso atingiu quatro Estados e oito municípios. A análise dos resultados obtidos ao final do experimento canaliza o conhecimento adquirido em benefício de projetos futuros, relacionados à educação médica continuada, utilizando como ferramenta a internet. Foi discutida a necessidade de quebrar as barreiras da falta de cultura relacionada a esta forma de aprendizagem e que é fundamental a participação facilitadora do professor para integração e mobilização dos participantes. |