Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 40 nº 4 - Jul. / Ago.  of 2007

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 286 to 286



Evidência da dualidade funcional de galectina-3 no crescimento de melanoma murino

Autho(rs): Luciana Nogueira de Sousa Andrade

PDF Português      

Texto em Português English Text

Com relação à implantabilidade, não foram observadas diferenças no estabelecimento de massa tumoral proliferativa em animais selvagens inoculados com células Tm1 transfectadas ou não com o gene de galectina-3 em animais selvagens. Em relação à taxa de crescimento dos tumores, nenhum animal nocaute inoculado com células Tm1 galectina-3 positivas apresentou tumores de dimensões mensuráveis até o 11º dia pós-inóculo. Independentemente do nível de expressão de galectina-3 pela célula tumoral, os tumores originados nos animais nocautes apresentavam menor massa, em gramas, comparados ao grupo selvagem, sugerindo que galectina-3 expressa pelas células estromais promove o crescimento tumoral. Ainda, os tumores originados nos animais nocautes e no grupo selvagem inoculado com células Tm1 galectina-3 positivas apresentavam menor extensão de área necrótica do que os animais selvagens inoculados com células Tm1 galectina-3 negativas. Interessantemente, os animais selvagens e nocautes inoculados com células Tm1 galectina-3 positivas apresentaram tumores com menor área vascular e menor número de estruturas vasculares funcionais quando comparados aos animais selvagens inoculados com células Tm1 galectina-3 negativas. A análise de expressão gênica nos tumores mostrou que os níveis relativos de RNAm de VEFG (fator de crescimento de endotélio vascular) foram menores nos animais inoculados com células Tm1 galectina-3 positivas em relação aos inoculados com células Tm1 galectina-3 negativas, indicando que galectina-3 expressa pelas células tumorais atua como uma molécula anti-angiogênica.

Finalizando, o presente trabalho sugere que galectina-3 pode atuar como uma molécula pró- ou antitumoral, dependendo do tipo celular que a expressa no microambiente tumoral.

 

Desenvolvimento de sistema de informações para registro hospitalar de câncer

 

 

Autor: Luiz Renato Bento.
Orientadora: Miriam Hatsue Honda Federico.
Dissertação de Mestrado. São Paulo: FMUSP, 2007.

Como reflexo do aumento da incidência de câncer no país, uma alta proporção de pacientes recebe alta hospitalar com diagnóstico de câncer no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Por essa razão, a necessidade de um sistema de informações para a coleta, armazenamento e análise dos dados relativos aos pacientes com câncer atendidos na instituição se tornou bastante crítica para o registro do câncer do HC-FMUSP.

Neste projeto de mestrado, realizamos uma avaliação das necessidades do grupo e detectamos a necessidade de criar um instrumento de informática que fosse complementar ao programa já em uso da Função Oncocentro de São Paulo, mas que também pudesse ser utilizado isoladamente. Isso foi feito tendo em conta uma reavaliação de todos os processos envolvidos com a coleta de dados relativos aos pacientes, desde a identificação deles até o resultado dos tratamentos envolvidos. A construção do instrumento abrangeu o ciclo de vida do sistema, desde o diagnóstico do ambiente, desenvolvimento dos projetos lógico e físico, programação e implantação. Esse sistema ainda está em teste, mas produtos como o boletim do RHC-FMUSP atesta que ele funciona a contento.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554