Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 40 nº 3 - Maio / Jun.  of 2007

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 172 to 172



PDF Português      

Texto em Português English Text

O tamanho do cálculo ureteral é realmente importante para predizer a severidade da obstrução ureteral em pacientes com ureterolitíase?

 

 

Autor: George de Queiroz Rosas.
Orientador: Jacob Szejnfeld.
Tese de Mestrado. São Paulo: Unifesp/EPM, 2006.

OBJETIVO: Correlacionar o tamanho dos cálculos ureterais com o grau de dilatação do ureter e estabelecer se há relação entre o nível da obstrução e o grau de dilatação ureteral.
MÉTODO: A casuística constou de cem pacientes consecutivos com cólica renal aguda que foram encaminhados para realização de tomografia computadorizada de abdome e selecionados para nosso estudo prospectivo. Foram incluídos apenas pacientes que se submeteram a ureterolitotripsia endoscópica dentro de até 24 horas após a realização da tomografia computadorizada. Os exames tomográficos foram avaliados por dois radiologistas especializados em abdome, em consenso, que avaliaram: 1) o tamanho do cálculo; 2) a localização do cálculo; 3) a presença de dilatação do sistema coletor e densificação da gordura perirrenal.
RESULTADOS: Dos 100 pacientes estudados, 58 tinham cálculos localizados no terço distal do ureter, 24 na junção uretero-vesical, dez no ureter médio e oito no ureter proximal. Dilatação do sistema coletor foi considerada leve em 44 pacientes, moderada em 20 e severa em seis. Em 30 pacientes não havia dilatação.
CONCLUSÃO: Não houve correlação entre o tamanho do cálculo ureteral e o grau de dilatação do sistema coletor. Cálculos localizados no ureter distal são mais propensos a causar dilatação.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554