Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 40 nº 3 - Maio / Jun.  of 2007

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 166 to 166



PDF Português      

Texto em Português English Text

A cintilografia com 99mTc-OKT3 foi superior à cintilografia com 99mTc-leucócitos mononucleares na avaliação de pacientes com artrite reumatóide e artrite reumatóide juvenil, sendo observada grande correlação com os achados clínicos (dor e edema) e DAS 28. Não houve correlação com a velocidade de hemossedimentação. Dessa forma, a cintilografia com 99mTc-OKT3 demonstrou ser um método promissor na avaliação da atividade da doença em pacientes com artrite reumatóide e da artrite reumatóide juvenil e até mesmo no diagnóstico precoce.

 

Mecanismos associados à perda de expressão do gene de galectina-3 em um modelo de progressão de melanoma murino

 

 

Autora: Verônica Rodrigues Teixeira.
Orientador: Roger Chammas.
Tese de Doutorado. São Paulo: FMUSP, 2007.

Galectina-3 é uma lectina animal que apre-galactosídeos e que tembsenta afinidade por b-galactosídeos e que tem sido associada a progressão tumoral e metástase. A expressão de galectina-3 encontra-se alterada durante a progressão tumoral de diferentes neoplasias. Em tumores como carcinoma de tiróide e bexiga, a expressão de galectina-3 encontra-se aumentada, e em tumores como carcinoma de mama e ovário a expressão desta lectina encontra-se diminuída.

Neste trabalho utilizamos um modelo de progressão tumoral de melanoma murino para investigar os mecanismos envolvidos na perda de expressão de galectina-3. Este modelo é composto por uma linhagem de melanócitos imortalizados (melan-a) e duas linhagens de melanoma de crescimento vertical (Tm1 e Tm5) estabelecidas após submeter a linhagem melan-a a inúmeros ciclos de de-adesão. Enquanto melan-a acumula grandes quantidades de galectina-3, as linhagens Tm1 e Tm5 deixaram de expressar o gene de galectina-3.

Análise da região 5' do gene de galectina-3 demonstrou que esta região apresentava grande conteúdo de dinucleotídeos CpG e vários sítios SP1. O seqüenciamento desta região após tratamento do DNA com bissulfito de sódio mostrou que esta região estava totalmente metilada nas linhagens Tm1 e Tm5 e desmetilada na linhagem melan-a. O tratamento da linhagem Tm1 com 5-Aza-2'-deoxicitidina (5- Aza-CdR), um inibidor da DNA metiltransferase, provocou decréscimo significativo nos níveis de metilação da região 5' do gene de galectina-3, que, por sua vez, levou à re-expressão do RNAm e da proteína. O tratamento de Tm1 com os inibidores de histono-deacetilases tricostatina A e 4-ácido-fenilbutírico em combinação com 5-Aza-CdR não aumentou os níveis de expressão do gene de galectina-3 e, curiosamente, reverteu o efeito induzido por 5-Aza-CdR. Em adição, a expressão da enzima DNMT1 apresentou discreto aumento nas linhagens Tm1 e Tm5 em relação a melan-a.

Em conjunto, esses resultados sugerem que mecanismos epigenéticos como a metilação estão envolvidos no controle de expressão do gene de galectina-3 ao longo da progressão tumoral de melanoma murino.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554