Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 41 nº 6 - Nov. / Dez.  of 2008

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 390 to 390



Análise da fisiologia da deglutição por meio da ultra-sonografia

Autho(rs): Cinthya da Silva Lynch

PDF Português      

Texto em Português English Text

OBJETIVO: Quantificar, por meio da ultra-sonografia, os parâmetros espaciais do complexo hio-laríngeo na dinâmica da deglutição e a associação entre idade e efeitos decorrentes do processo fisiológico do envelhecimento.
MÉTODOS: Neste estudo quantitativo e prospectivo foram incluídos 39 indivíduos sadios, de ambos os gêneros, na faixa etária de 50 a 90 anos (média de 45,56; desvio-padrão de 14,53). Todos os indivíduos preencheram os critérios de normalidade para a função de deglutição. Foram excluídos indivíduos com histórico de doenças neurológicas, neurodegenerativas ou outras que oferecessem prejuízos à deglutição. O consentimento livre e esclarecido foi obtido de cada indivíduo. Utilizou-se equipamento de ultra-sonografia de alta resolução da marca Philips, modelo IU-22, munido de transdutor linear multifreqüencial (5 a 2 MHz). Utilizou-se o modo-B para avaliação da deglutição pela medida da região cervical anterior, em cortes longitudinais, a fim de se estabelecer medidas de amplitude dos movimentos relacionados à porção superior do osso hióide até a borda superior da cartilagem tireóide, no momento de máxima elevação laríngea, durante a deglutição sem manobra de reforço e com manobra de esforço, comparadas às medidas obtidas em repouso. As medidas foram realizadas com a ingestão de saliva, 10 ml de alimento nas consistências líquida e pastosa, ofertadas em colher. Os indivíduos permaneceram em posição sentada, com suporte confeccionado, mantendo fixa a cabeça, em ângulo de 90 graus, favorecendo a tentativa de simulação do posicionamento usual em uma refeição. Os dados foram analisados pelo modelo de análise de variância (ANOVA) com medida repetida. Adotou-se nível de significância de 5% (p = 0,05).
RESULTADOS: Os resultados do estudo, quando comparados com as faixas etárias entre si e intrafaixas etárias, bem como a comparação das condições de avaliação e o efeito da manobra de esforço, apresentaram grande variabilidade em todas as condições estudadas no deslocamento hio-laríngeo não-proporcional à idade.
CONCLUSÕES: Foi possível estabelecer um método ultra-sonográfico para avaliação do complexo hio-laríngeo investigando-se o repouso como recurso comparativo. A ultra-sonografia permitiu a verificação da funcionalidade da deglutição e mostrou sua variação fisiológica de acordo com a idade.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554