Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 42 nº 5 - Set. / Out.  of 2009

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 340 to 340



Achados da vídeo-histeroscopia em pacientes encaminhadas a um centro de referência para avaliação de alterações ultrassonográficas do endométrio

Autho(rs): Laura Osthoff

PDF Português      

Texto em Português English Text

MÉTODO: Análise retrospectiva de 1.561 laudos endoscópicos, no período de 1999 a 2005, realizados na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Foram selecionados 766 que apresentavam imagem endometrial alterada na ultrassonografia. Esses laudos ultrassonográficos, de origens diversas, não foram realizados em um único serviço de radiologia, com um mesmo aparelho e equipe homogênea. Foi avaliada a acurácia das imagens vídeo-histeroscópicas em relação às ultrassonográficas do endométrio alterado, com exame dicotomizado em imagens benignas e complexas. Foram também analisadas por ocasião da menacme e pós-menopausa.
RESULTADOS: Foi utilizado, para este estudo, a análise descritiva com apresentação de tabelas contendo as frequências e os percentuais, e o teste de hipótese não paramétrico do qui-quadrado com o objetivo de encontrar o valor de dispersão para as duas variáveis estudadas. Foi encontrada uma maior incidência de hipertrofias benignas: pólipos (58,7%), hipertrofias simples (13,3%), endometrites (3,5%), miomatose (6,0%), outros (17,6%), cavidade sem alterações (0,9%), baixa incidência de hipertrofias complexas na menacme e 5,3 vezes maior na pós-menopausa.
CONCLUSÃO: Há concordância entre as variáveis ultrassonográficas do endométrio alterado e o diagnóstico histeroscópico, porém com melhor definição da imagem para o segundo método.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554