Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 42 nº 5 - Set. / Out.  of 2009

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 336 to 336



Infecções pulmonares pós-transplante de medula óssea: achados de tomografia computadorizada de alta resolução em pacientes pediátricos

Autho(rs): Taísa P. Davaus Gasparetto

PDF Português      

Texto em Português English Text

O estudo incluiu 35 casos consecutivos de pacientes que desenvolveram infecção pulmonar pós-TMO, documentada com TCAR dentro de 24 horas após o início dos sintomas e com comprovação diagnóstica em até uma semana do início dos sintomas.

As infecções pulmonares foram causadas por vírus (n = 16), bactérias (n = 9), fungos (n = 9) e protozoários (n = 1). Dois radiologistas analisaram as TCARs, determinando os achados por consenso. Quatro pacientes com pneumonia confirmada tiveram resultados normais na TCAR. Os achados mais comuns em pacientes com infecção por vírus sincicial respiratório foram áreas de atenuação em vidro fosco (40%), nódulos pequenos centrolobulares (30%) e consolidação do espaço aéreo (30%). Pacientes com pneumonia por citomegalovírus mostraram, mais comumente, áreas de atenuação em vidro fosco (75%). Nódulos grandes foram vistos em 66% dos pacientes com pneumonia fúngica e em apenas um caso de infecção viral. O "sinal do halo" (n = 5) foi visto apenas em pacientes com pneumonia fúngica. Consolidação do espaço aéreo (88%), pequenos nódulos centrolobulares (22%) e derrame pleural (22%) foram os principais achados em pacientes com pneumonia bacteriana pós-TMO.

Concluindo, as principais causas de infecção pulmonar em pacientes pediátricos pós-TMO apresentaram achados de TCAR similares. Apesar disso, nódulos grandes e "sinal do halo" foram mais comuns em pacientes com infecção fúngica.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554