MÉTODOS: Radiografia e imagem por RM foram inicialmente realizadas em dez tornozelos de cadáveres. Artro-RMs do tornozelo e da articulação subtalar posterior, seguidas de análise anátomo-histológica, foram então realizadas para permitir uma melhor avaliação dos ligamentos dos processos posterior e lateral do tálus.
RESULTADOS: Em todos os espécimes, a artro-RM permitiu uma melhor caracterização das estruturas ligamentares. Os ligamentos talocalcâneo lateral e medial foram melhor avaliados nos planos axial e coronal, respectivamente. O plano axial foi o melhor para visualizar o ligamento fibulotalocalcâneo, e o plano sagital foi o melhor para a avaliação do ligamento talocalcâneo posterior. Os ligamentos talofibular anterior e posterior e o ligamento tibiotalar posterior (porções superficial e profunda) foram melhor demonstrados no plano axial. A correlação anátomo-histológica mostrou os locais das inserções ligamentares.
CONCLUSÃO: A artro-RM combinada do tornozelo e da articulação subtalar posterior possibilitou a caracterização das inserções ligamentares nos processos talares posterior e lateral, incluindo os ligamentos talocalcâneo posterior, medial e lateral, e fibulotalocalcâneo. A RM e a artro-RM com correlação anatômica mostraram o melhor plano para análise destes ligamentos. O estudo histológico confirmou os locais das inserções ligamentares.