Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 40(Supl.1) nº 0 -  of 2007

PÔSTERES CONVENCIONAIS
Print 

Page(s) 22 to 22



Gestão de serviços

PDF Português      

Texto em Português English Text

P-006

INFORMÁTICA EM RADIOLOGIA: IMPLEMENTAÇÃO DE MINI-PACS COM TRÊS WORKSTATIONS COMERCIAIS E SUA APLICAÇÃO EM TELEDIAGNÓSTICO.


Lisbôa JPR; Mello MAR; Silva MFB; Machado FP; Katsuda L; Pontes BCN; Specian MR; Panizza L; Peixoto LF.

Hospital Alvorada Moema – São Paulo, SP.

Propósito: Demonstrar que através da conexão em rede de três workstations comerciais é possível interligar sites hospitalares distintos, tornando viável a implementação de laudos/supervisão à distância, com comunicação tanto entre elas, como pela disponibilização de imagens na internet. Material e métodos: Três workstations multimodalidade, sendo duas de tomografia computadorizada Philips Brilliance Workspace e uma de ressonância magnética GE Advantage Workstation, foram interligadas por rede local (intranet) e telefônica dedicada, criando-se um mini-PACS (figura). Resultados: Através deste sistema houve acréscimo na disponibilidade das imagens entre os sites nos diferentes locais, além da possibilidade de disponibilização das imagens na internet através de software sem maiores custos, o que permite laudos remotos à distância, com análise multiespecialidade de cada caso. Conclusão: Com a tecnologia disponível atualmente, através de uma arquitetura simples de rede, consegue-se criar um mini-PACS com workstations comerciais, o que possibilita a implementação de laudos remotos e telerradiologia. O resultado desta integração é uma maior disponibilidade e facilidade de acesso às imagens, com conseqüente melhora na dinâmica e qualidade dos serviços prestados.
 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554