Radiologia Brasileira - Publicação Científica Oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia

AMB - Associação Médica Brasileira CNA - Comissão Nacional de Acreditação
Idioma/Language: Português Inglês

Vol. 39 nº 5 - Set. / Out.  of 2006

RESUMO DE TESE
Print 

Page(s) 340 to 340



PDF Português      

Texto em Português English Text

RESULTADOS: A técnica proposta do uso da prototipagem biomédica na personalização da função imediata nas mandíbulas apresentou 100% de taxa de sucesso nas próteses e 98,2% de sucesso nos implantes, e o tempo do procedimento foi de 7 a 10 horas.
CONCLUSÃO: A técnica proposta é factível, possibilitando ser executada no mesmo dia, com a finalização da estrutura protética final.

 

Lesões condrais e do lábio acetabular: comparação entre a ressonância magnética, artro-ressonância magnética, artro-tomografia computadorizada e artroscopia

 

 

Autora: Denise Tokechi Amaral.
Orientador: Gilberto Alonso.
Tese de Doutorado. São Paulo: Unifesp-EPM, 2006.

OBJETIVOS: Correlacionar os achados da ressonância magnética (RM), artro-ressonância magnética (artro-RM) e artro-tomografia computadorizada (artro-TC) na avaliação do lábio acetabular, cartilagem acetabular e femoral em relação à artroscopia; definir qual o método de escolha no diagnóstico das lesões labrais e condrais; descrever variações anatômicas que simulem lesão do lábio acetabular.
MÉTODOS: Estudo prospectivo realizado no período de fevereiro de 2002 a junho de 2004, de 20 pacientes com suspeita clínica de lesão labral, idade variando de 23 a 67 anos, média de 40 anos, sendo 10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino. Foram excluídos os casos de fratura, artrose, cirurgia ou displasia no quadril de interesse. Os pacientes realizavam o estudo por RM, depois eram submetidos à introdução intra-articular de solução de meio de contraste paramagnético e então realizavam a artro-TC e a artro-RM. Os exames de cada método foram analisados em separado por dois avaliadores independentes. As lesões e suas localizações foram correlacionadas com os achados na artroscopia.
RESULTADOS: Houve boa concordância entre os avaliadores com relação às lesões labrais e condrais. A sensibilidade/especificidade para a avaliação das lesões labrais na RM foi de 44%/100%, na artro-RM foi de 94%/75% e na artro-TC foi de 63%/100%. A sensibilidade/especificidade para a avaliação das lesões na cartilagem acetabular na RM foi de 25%/75%, na artro-RM foi de 50%/75% e na artro-TC foi de 75%/92%. Como achados adicionais foram observados dois sulcos sublabrais proeminentes, quatro cistos perilabrais e duas lesões do ligamento redondo.
CONCLUSÕES: A artro-RM foi o método de escolha para a avaliação das lesões labrais e a artro-TC para as lesões da cartilagem acetabular. O sulco sublabral é uma variante anatômica que pode simular uma rotura do lábio acetabular.


 
RB RB RB
GN1© Copyright 2024 - All rights reserved to Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Av. Paulista, 37 - 7° andar - Conj. 71 - CEP 01311-902 - São Paulo - SP - Brazil - Phone: (11) 3372-4544 - Fax: (11) 3372-4554